Tipos de Parto

    Parto Adequado é um programa da ANS (Agência Nacional de Saúde), em parceria com outras grandes instituições de saúde, que tem o objetivo de reduzir as taxas de cesarianas desnecessárias na rede privada e saúde suplementar. Parto adequado não é o mesmo que parto humanizado e, não tem o objetivo de estimular o parto vaginal a qualquer custo. Parto humanizado tem sido divulgado nas mídias e redes sociais como sinônimo de parto normal.

    Vamos esclarecer:

    Parto humanizado é aquele em que a gestante e o bebê são os protagonistas do momento de nascer.

    Ela decide, junto com seu médico e de acordo com suas condições de saúde pré-natais, qual a melhor via de parto e como acontecerá. Humanizado é aquele em que a mulher é respeitada nas suas decisões, tratada com dignidade e acima de tudo, que oferece segurança à mulher e ao bebê.

    O parto Adequado é o por via vaginal, quando não há contraindicações, é o melhor meio de nascer, pois o bebê decide quando está pronto para vir ao mundo, oferece melhor recuperação para a mãe, descida mais rápida do leite e maior vínculo mãe/filho.

    A cesariana bem indicada também é considerado um Parto Adequado quando o parto vaginal passa a ser um risco para a mãe e/ou para o bebê e também pode ser humanizada. Nesses dois tipos de parto deverá ser respeitado o direito da mulher de receber a melhor assistência. Lembramos que o parto vaginal só pode ser realizado por médico obstetra ou enfermeira obstetra em ambiente hospitalar. O parto domiciliar é desaconselhado por todas as grandes e sérias instituições de saúde.

    Nosso hospital tem salas de cirurgia totalmente equipadas, UTI neonatal e estão sendo montadas duas salas de pré-parto e uma sala exclusiva para parto vaginal. Esses ambientes serão equipados com todo o conforto, privacidade e equipamentos para oferecer às parturientes a melhor assistência. Não dispomos de banheira para parto, o parto na água não é padronizado no nosso serviço. Nossa equipe conta com médicos obstetras, enfermeiras obstetras, técnicas de enfermagem, pediatra e anestesista, que estão sendo sempre treinados para oferecer o melhor atendimento.

    “Humanizar é devolver o protagonismo do parto à mulher.
    É garantir-lhe o direito de conhecimento e escolha."